quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Especial - Alimentos regionais - Nordeste
•Área total: 1.561.177 km²
População (2000): 47.693.253 habitantes
Densidade demográfica (2000): 30,54 hab/km²
Maiores cidades (Habitantes/2000): Salvador (2.440.828); Fortaleza (2.138.234); Recife (1.421.993); São Luís (868.047); Maceió (796.842); Teresina (714.583); Natal (709.536); João Pessoa (595.429); Jaboatão dos Guararapes-PE (580.795); Feira de Santana-BA (481.137); Aracajú (461.083); Olinda-PE (368.666); Campina Grande-PB (354.546).
• Relevo:
extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão. Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região encontra-se dividida em sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
•Sub-regiões e clima:
O agreste é a área de transição entre a zona da mata, região úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. Nessa sub-região, os terrenos mais férteis são ocupados por minifúndios, onde predominam as culturas de subsistência e a pecuária leiteira.
O sertão, uma extensa área de clima semi-arido, chega até o litoral, nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. As atividades agrícolas sofrem grande limitação, pois os solos são rasos e pedregosos e as chuvas, escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. O rio São Francisco é a única fonte de água perene.
•Turismo: Muitos estados investem na construção de parques aquáticos, complexos hoteleiros e pólos de ecoturismo.
A cultura nordestina, é um atrativo à parte para o turista. Em cada estado, há danças e hábitos seculares preservados. As rendas de bilros e a cerâmica, são as formas mais tradicionais de artesanato da região. As festas juninas em Caruarú (PE) e Campina Grande (PB), são as mais populares do país. O nordeste é a região brasileira que abriga o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histório do Pelourinho, em Salvador (BA).
Há ainda o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. O carnaval continua sendo o evento que mais atrai turistas, especialmente para Salvador, Olinda e Recife. Cada uma dessas cidades chega a receber 1 milhão de turistas nessa época.
•Recursos minerais:
O Nordeste é rico em recursos minerais. Os destaques são o petróleo e o gás natural, produzidos na Bahia, em Sergipe e no Rio Grande do Norte. Na Bahia, o petróleo é explorado no litoral e na plataforma continental e processado na Pólo Petroquìmico de Camaçari. O Rio Grande do Norte, responsável por 11% da produção nacional em 1997, é o segundo maior produtor de petróleo do país, atrás do Rio de Janeiro. Produz também 95% do sal marinho consumido no Brasil. Outro destaque é a produção de gesso em Pernambuco, que responde por 95% do total brasileiro. O Nordeste possui ainda jazidas de granito, pedras preciosas e semipreciosas.
•Economia:
agricultura centraliza-se no cultivo de cana-de-açúcar, com Alagoas respondendo por metade da produção do Nordeste. Há alguns anos, teve início o desenvolvimento de lavouras de fruticultura para exportação na área do vale do São Francisco - onde há inclusive cultivo de uvas viníferas - e no Vale do Açú, a 200km de Natal (RN). É no Rio Grande do Norte que são produzidos os melhores melões do país. A pecuária ainda sofre os efeitos da estiagem, mas o setor avícola desponta.
•• Vegetação: Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga ( no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piaui, Rio Grande do Norte e Ceará).
• Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una.
• Usinas Hidrelétricas: Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó.
• Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil.
• Cultura Nordestina: a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários rítmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião). Não podemos deixar de mencionar também a beleza da literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré. Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba-meu-boi e as micaretas.
Problemas Sociais: o principal é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levando pobreza e fome para os habitantes.
Culinária:
Bolo de Macaxeira:
Ingredientes
500 gr de mandioca cozida
1 unidade de côco
50 gr de manteiga
500 gr de açúcar
sal a gosto
Modo de preparo
•Esprema a macaxeira num pano e passe a massa numa peneira
•Rale o côco e retire o leite sem água
•Coloque uma pitada de sal e uma colher (50 gramas) de manteiga ou margarina
•Leve ao forno quente para assar numa fôrma untada com manteiga ou margarina.
Arroz de Leite
Ingredientes
1 1/2 xícara de arroz
5 xícaras de água
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
Modo de preparo
•Limpe e lave o arroz.
•Em uma panela ferva a água com sal. Junte o arroz e cozinhe até secar a água, da maneira convencional.
•Quando a água secar, acrescente a manteiga e o leite, e cozinhe por mais alguns minutos até secar um pouco.
•O ponto do arroz deve ficar bem cremoso.
Manteiga de Garrafa
Ingredientes
Leite natural
Modo de preparo
•Ferva o leite.
•Retire a nata do leite e vá reservando em uma vasilha e deixando na geladeira.
•Quando tiver aproximadamente 500 g de nata, despeje tudo em uma vasilha grande e bata com uma colher de pau até formar um creme.
•Quando começar a soltar o soro, retire-o.
•Para retirar o todo o soro, adicione um pouco de água e quando a água começar a sair limpa, é porque não há mais soro no creme.
•Quando não tiver mais soro, leve o creme ao fogo para cozinhar até derreter e se tornar um líquido amarelo e transparente.
•Coe e botar em uma garrafa de vidro limpa e fervida.
Bobó de Camarão
Ingredientes
750 gr de camarão rosa
750 gr de mandioca em pedaços médios
1/2 unidade de pimentão vermelho picado
1/2 unidade de pimentão verde picado
3 tomates sem pele e sem sementes
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
50 ml de azeite de oliva
100 ml de leite de côco
1 litro de água
1 limão
quanto baste de coentro
quanto baste de pimenta de cheiro
quanto baste de sal
Modo de preparo
•Descasque os camarões, afervente as cabeças e as cascas em um litro de água salgada. Coe a água e reserve.
•Retire o fio central da mandioca e, em seguida, cozinhe na água reservada e processe (bata em liquidificador ou processador) ainda quente. Reserve este creme.
•Salteie os camarões (temperados com sal e limão) no azeite de oliva e alho. Reserve.
•Na mesma panela (com o resíduo de azeite e alho), adicione os pimentões, depois a cebola e por último o tomate. Depois refogue.
•Acrescente o creme da mandioca, deixe ferver por mais ou menos sete minutos.
•Acerte o sal e finalize com os camarões salteados, o azeite-de-dendê, o leite de côco, a pimenta e o coentro.
A maioria dos pratos leva ingredientes como coco, leite de coco, azeite de dendê, manteiga, ovos, lingüiça e toucinho, alimentos com alta quantidade de gordura saturada e bastante calóricos.
Mesmo os pratos que teoricamente fariam uma boa combinação de proteínas com carboidratos - como carne-de-charque com macaxeira (ou carne seca com mandioca)acabam não sendo muito recomendados pelo fato de serem carregados no sal, o que estimula a retenção de líquidos no organismo.
A saída para aproveitar a culinária nordestina é degustá-la em quantidades pequenas e não todo dia. Uma dica é aproveitar que a região é recheada de rios, mares e mangues e comer frutos do mar como o tradicional camarão ou o pitu, camarão de água doce.
Outro alimento que há em abundância no Nordeste são os de origem vegetal, como jerimum (abóbora), abacaxi, acerola, cajá, caju, carambola, ciriguela, coco, goiaba, graviola, jaca, manga, mangaba, maracujá, pitanga, sapoti. Todos são excelentes fontes de carboidratos.
Fontes : http://www.nataltrip.com/index.php?Fa=rec.inf&REC_ID=12
http://www.muitomaisreceitas.com.br/receitas/acompanhamentos/acaraje.html
http://www.nordesteweb.com/culinaria/
http://www.nataltrip.com/receitas/
http://www.eumesintobem.com.br/adicional/as-delicias-e-os-perigos-da-culinaria-nordestina/
http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_nordeste.htm
Assinar:
Postagens (Atom)