sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A infância discriminada em ocorrência da obesidade.



A infância discriminada em ocorrência da obesidade.


A obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo, associada a problemas de saúde como diabetes, hipertensão, bulimia nervosa e doenças cardiovasculares, podendo levar o indivíduo à depressão, auto-estima prejudicada, entre outros . O fato de uma criança ser obesa é causado por inúmeros fatores, tanto interno (genético), quanto externo (hábitos alimentares, fatores econômicos e sociais).

De acordo com Organização Mundial da Saúde, a prevalência de obesidade infantil tem crescido, girando em torno de 10 a 40% na maioria dos países europeus nos 4 últimos 10 anos e na população brasileira, temos um total de 16,7% com excesso de peso e 2,3% com obesidade. A obesidade ocorre freqüentemente no primeiro ano de vida, entre 5 e 6 anos na fase escolar e adolescência.

Ao longo da vida de uma criança obesa, ela carrega um sentimento de culpa por estar fora das normas proposta pela sociedade, e assim, sendo excluída pela sociedade, acarretando depressão, e praticando ingestão copiosa de alimentos. O objetivo deste estudo é alertar sobre os riscos que as crianças sofrem com a obesidade e o que ela pode causar. Além de demonstrar o desenvolvimento e o esclarecimento da doença enfocando suas características, causas e conseqüências.


O estudo apresenta alguns fatores que levam à obesidade, onde alguns deles são baixa ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais) e alta ingestão de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), podendo ser causados pela baixa renda socioeconômica. Também foi ressaltado que a prática de atividade física está diretamente associada ao desenvolvimento da obesidade, porém não são apenas estes os fatores que influenciam esse distúrbio nutricional, pois, a família e a mídia possuem grande parte de culpa na má alimentação das crianças, mas alguns dos casos, também podem estar relacionados à genética. Dessa forma pode-se considerar que a obesidade infantil está relacionada a múltiplos fatores.

A obesidade infantil e uma doença que pode ser evitada ou amenizada. Nos casos que envolvem genéticas, deve ter acompanhamento nutricional e se preciso, auxilio de outros profissionais. Já nos casos decorrentes de maus hábitos alimentares, poderá ser prevenida com uma boa educação alimentar.

O IMC uma ferramenta clinica útil para avaliar o peso em comparação coma altura tem limitações na determinação da obesidade em função da variabilidade relacionada ao sexo, raça e estágio de maturação.

O tratamento da obesidade em crianças deve conter as considerações das necessidades de nutrientes para o crescimento. O sucesso é mais provável de resultar de um programa que considere o desenvolvimento familiar, modificações dietéticas, informações nutricionais, atividade física e componentes comportamentais.

Os profissionais devem evitar tratar a obesidade nas crianças de forma muito agressiva. Entre os riscos de tratar as crianças que estão obesas estão os seguintes: períodos alternados de subalimentação e alimentação excessiva, sentimentos de fracassos por não atingir as expectativas externas, ignorar as dicas internas de apetite e saciedade, sensações de privação e isolamento, um risco aumentado de distúrbios alimentares e uma auto-imagem ruim ou que piore.

As escolas são um ambiente natural, porém desafiador para a prevenção da obesidade, que podem incluir currículos de nutrição e saúde, oportunidades para educação e atividades físicas e refeições escolares apropriadas. Apesar da maioria das escolas não ter programas coordenados, vários programas de prevenção de obesidade baseados em escolas foram bem sucedidos.

As principais causas são:

1- fatores genéticos: a obesidade pode ser causada pela transferência de genes paternos ou por genes que foram modificados pelo ambiente.

2- Hábitos alimentares: influenciados pela cultura, família, sociedade, situação econômica familiar, entre outros.

3- Fatores econômicos e sociais: Regiões, religião, cultura, situação socioeconômica.

4- Mídia: possui grande influência sobre as crianças através de embalagens, propagandas com o objetivo de induzi-las a consumir um determinado produto.

Tratamento: O tratamento da obesidade consiste em uma dieta adequada e um plano de exercícios físicos frequentes. A participação da criança e da família é fundamental para o sucesso do tratamento, pois ela tem que estar preparada psicologicamente e estar ciente que nunca mais sua vida será a mesma, pois, após o acompanhamento nutricional tudo mudará, seus hábitos alimentares, sua rotina, seu estilo de vida etc. Além do tratamento nutricional é necessário um acompanhamento específico com alguns outros profissionais da saúde.

PS:Esse foi um artigo sobre obesidade infantil que fiz e dei palestra sobre o tema na faculdade.

Kélia Ferreira.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Com certeza é um dos grandes problemas atualmente no quesito saúde. Atualmente as doenças que mais matam estão direta ou indiretamente associadas aos hábitos de vida, como alimentação, atividades físicas, etc. Mais ainda do que doenças causadas por vírus e bactérias. E por conseguinte doenças assim são mais difíceis de ser tratadas a curto prazo.

    Crianças obesas podem se tornar adultos obesos e sabemos que a obesidade acarreta uma série de problemas físicos como problemas cardiovasculares, diabetes, dentre outros problemas.

    Uma alimentação saudável tem impatcos positivos sobre a saúde do homem.

    Parabéns pelo texto!

    Acho que seria interessante falar sobre substituição alimentar, ou seja, como substituir alimentos extremamente calóricos por outros mais saudáveis e que sejam palatáveis agradavelmente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. amore arrazaaaa!!!
    isso aqui vai bombar!!!
    adorooo....

    ResponderExcluir
  3. Como assim?! Você não me conta que tem um blog lindo desse dona Kélia? Que dicas ótimas. Me identifiquei bastante com seu texto, pois sempre fui fofinha. Vou passar sempre por aqui viu?!Beijo e sucesso

    ResponderExcluir