sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Diet X Light



• Produtos Diet: são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, tais como:
- ausência de açúcar (sacarose, mel, glucose) - é indicado para diabéticos;
- ausência gordura - indicado para pessoas com problemas de colesterol;
- ausência de sal - indicado para os hipertensos

• Produtos Light: são aqueles que apresentam redução de, no mínimo, 25% de um de seus ingredientes, como açúcar, gordura, etc., sendo indicados para pessoas que desejam controlar a ingestão de calorias;
• É muito importante observar que produtos considerados diet podem apresentar mais calorias que produtos tradicionais
Estes produtos são isentos de açúcar mas apresentam maiores quantidades de gordura, a fim de conferir sabor. Neste caso, os alimentos tornam-se mais calóricos, não sendo recomendados para o controle de peso, e sim para os diabéticos, desde que os mesmos não exagerem em quantidade.

Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural. Este alimento é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.

• Maioneses e sorvetes são produtos naturalmente calóricos. Embora no caso das maioneses possa haver redução de até 50% das calorias, é importante observar que o produto continua sendo calórico, embora menos que o tradicional; mesmo assim, deve-se cuidar para não haver exagero na quantidade de produto a ser ingerido.

• Produtos diet produzidos no Brasil podem apresentar no rótulo as expressões: "sem", "isento de", "não contém", "zero", etc..
Assim, os produtos light são indicados para aqueles que querem emagrecer ou manter o peso. No entanto, deve ser dada atenção especial a quantidade de alimento ingerido, pois o baixo valor calórico, não significa que você possa consumir mais que o habitual.
É fundamental explicitar para qual nutriente o atributo é aplicável. A utilização do termo light, por si só, não é suficiente para compreensão da identidade do produto. Por isso, é necessário constar no rótulo desses alimentos uma tabela de composição do produto, facilitando as informações nutricionais ao consumidor.

Fonte:http://www.nutraceutica.com.br/emagrecer/Artigo_Diet.htm

Um comentário: